Artigos

CÂMARA DE SÃO PAULO É NOTÍCIA: Claudio Fonseca recebe jovens alunos ingleses na Câmara Municipal

Escrito por Coover. Publicado em Últimas


O líder do PPS na Câmara Municipal, Professor Claudio Fonseca, recebeu na tarde desta terça-feira (11/8) no Salão Nobre da Câmara Municipal cerca de 30 alunos ingleses que participam do Projeto “Primeiro Ministros do Mundo” (“The Prime Minister’s Global Fellowship”), um programa criado pelo chefe de Estado britânico, Gordon Brow.

 

 

O projeto tem por objetivo integrar os alunos britânicos com a realidade dos países em desenvolvimento (Brasil, Índia e China). Os jovens têm 18 anos de idade e já terminaram o ensino médio. Aqui no Brasil, eles tiveram aulas de português e cultura brasileira, além de conhecerem programas sociais. O tradicional Colégio São Luís recepcionou os alunos em São Paulo.

Claudio Fonseca fez uma exposição sobre a estrutura do poder legislativo municipal e sobre o papel do vereador. Asiya Elgady, de 18 anos, e seu colega Abdulrahman Jama, de 19, quiseram saber de Fonseca como concilia a atuação parlamentar com a profissão de professor e como o magistério contribuiu a ele defender a educação na Câmara.

“O professor não deve ser a única pessoa a falar de educação mas quem está no meio tem melhores credenciais para representar os assuntos educacionais. Eu estava em sala de aula em regência até o ano passado, mas não é possível conciliar o mandato com o magistério”, esclareceu Fonseca.


A estudante Renata Falavina, do 2º ano do Colégio São Luís, de 16 anos, questionou a qualidade precária da educação no Município, apontando que os projetos “nunca saem do papel”. “Para garantir vagas para todos foi relegada a questão da qualidade [durante muito tempo]. Era uma política de edificação. O nosso tempo e o dos americanos e europeus são diferentes”, respondeu Fonseca.

Balanço do programa

“Vermos um programa como esse de um país que traz a sua juventude para conhecer o desenvolvimento, os aspectos da cultura, do processo legislativo de um outro país talvez seja motivo de inveja para os brasileiros. Creio que assim eles estão preparando esses jovens para o futuro, para serem cidadãos plenos e até terem poder de mando. Para mim foi uma experiência diferenciada. Talvez nós façamos um intercâmbio mandando os nossos jovens que terminaram o Ensino Médio para conhecerem o país deles”, disse o líder do PPS à reportagem da Câmara.

“Quando eles voltarem para a Inglaterra, eles vão ser recebidos pessoalmente pelo primeiro-ministro Gordon Brown. A idéia é saber como é que vão ser as relações Brasil-Inglaterra no futuro. O começo de relacionamento de entender as diferentes culturas é o que vai determinar provavelmente como é que vai ser o comércio e as relações culturais entre esses países daqui há alguns anos. Terminando esses período de experiência nas casas dos estudantes do Colégio São Luís, eles vão trabalhar em empresas multinacionais inglesas, vão ter uma idéia de como é trabalhar no Brasil”, conta Tuna Serzedello, professor de teatro e coordenador de projetos culturais do Colégio São Luiz.

Os estudantes ingleses, como George Meagher, de 19 anos, terminaram a visita conhecendo o Plenário Primeiro de Maio, onde assistiram à sessão ordinária. Os intercambistas do Programa e os alunos do São Luís foram saudados com uma salva de palmas por parte dos vereadores.

Transmissão de reportagem alusiva à visita pode ser assistida na TV do Colégio São Luís no endereço http://www.saoluis.org/tvsaoluis

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar